Páginas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

China: Uma Superpotência


    A China tem uma população de mais ou menos 1,3 bilhões grande parte desta população ainda esta no campo.  A sua localização é privilegiada.

   Na parte Oeste localiza-se a nascente dos principais rios nascente dos principais rios, tendo a presença de desertos  e clima frio, a presença da cadeia do Himalaia (o monte que faz parte desta cadeia não localiza-se na China). Nesta região localiza-se a área conhecida como Tibet, tendo sido anexada pelos chineses, tendo o líder Dalai Lama que defende a independência da região.  Região chamada teto do mundo, o Himalaia forma uma barreira natural que impede a chega dos ventos úmidos formando os desertos na parte oeste, por isto somente 20% dos chineses residem nesta região.

   Na parte leste, há muitos rios, o clima é de monções, ou seja, região úmida com chuvas intensas durante grande parte do ano. Esta região da China é conhecida como formigueiro humano devido a sua enorme concentração ambiental. O solo é extremamente fértil, ideal para o cultivo do arroz. Também concentra as maiores cidades da China e tem diversos setores como infra- estrutura, setor energético, ferrovias e hidrovias, bem avançadas.

    Nesta região que o governo chinês cria as ZEES (Zonas Econômicas Especiais), com o objetivo de atrair investimentos estrangeiros com a chamada politica de investimentos mistos entre empresas publicas e privadas e acaba atraindo tecnologia e investimentos para o leste do pais e grande massa populacional que migra de outras regiões da China em busca de melhores salários.

   Muitos investidores são atraídos para a china, devido ao potencial mercado consumidor, mão de obra extremamente barata, vantagens fiscais, legislação trabalhista simples e matérias-primas abundantes. A China entra nos anos noventa num grande paradoxo, abertura de capital mas fechamento na política pelo controle do partido comunista.

   Atualmente a China desenvolve produtos industrializados com valor agregado tendo se destacado no comércio mundial, no entanto ainda tem uma questão as ser resolvida, a desvalorização da mão-de-obra, que proporciona ao produto chinês ser barato e consegue destruir toda a concorrência mundial. A OMC(organização mundial do comércio) luta pela valorização da mão de obra na china. Apesar da grande abertura econômica o Partido comunista, único partido, censura os meios de comunicação, desrespeita direitos humanos e persegue as minorias étnicas. Um exemplo foi o massacre da praça da paz celestial em 1989 no centro de Pequim, em que jovens exigiam a liberdade de imprensa e muitos foram massacrados.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Questões de Vestibular Capitalismo, Globalização


 (UFRJ)
1 – Dentre as formas de concentração econômica, duas são particularmente importantes : truste e cartel. Estabeleça a diferença entre elas.


(UFSCAR – SP)
2 – No bojo da globalização, entenda como o processo de constituição de uma economia-mundo, o surgimento das empresas transnacionais representa a (re)construção de múltiplos espaços: em escala planetária.
    a)    Cite quatro países sedes de multinacionais.
    b)   Apresente três estratégias de atuação das transnacionais.


(PUCCAMP – SP)
3 – O reconhecimento, por parte dos teóricos do capitalismo, de que o atual estágio da economia requeria a reformulação das concepções liberais, especialmente no que toca à atuação do Estado, deu origem a uma doutrina batizada de neoliberalismo. Algumas de suas bases são:
   a)    A revisão do sistema de propriedade agrária com a promoção de reforma agrária gradual, como que se busca reequilibrar a distribuição da população entre o campo e os centros urbanos.
   b)   A criação de políticas assistencialistas com o objetivo de reduzir as diferenças sociais por meio do apoio financeiro e centrais sindicais e organizações não governamentais.
   c)    A intervenção estatal nos mais amplos setores produtivos a fim de garantir empregos, salários e estimular a participação dos trabalhadores nos lucros a partir de determinados índices de produtividade.
   d)   A atuação do Estado para garantir estabilidade econômica por meio do controle de taxas de juros, estabelecimentos de politicas cambiais e privatização de setores antes considerados estratégicos.
   e)    O redimensionamento do papel do setor financeiro na economia por meio da privatização escalonada de instituições bancárias originárias da iniciativa privada e regulamentação do mercado de ações.

(PUC – PR)
4 – Associe as colunas:
   1.    cartel
   2.    truste
   3.    monopólio
   4.    oligopólio
   5.    holding

   (     ) Domínio de mercado por uma única empresa.
   (     ) Domínio de mercado por poucas empresas.
   (     ) Fusão de várias empresas para dominar o mercado.
   (     ) Organização que controla várias empresas mediante o controle majoritário das ações.
   (     ) Acordo ou associação de várias empresas independentes para controlar o mercado.

Assinale a sequência correta:
   a)    2 – 1 – 3 – 4 – 5
   b)   4 – 2 – 5 – 1 – 3
   c)    3 – 4 – 2 – 5 – 1
   d)   5 – 4 – 2 – 3 – 1
   e)    1 - 2 – 4 – 3 – 5


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atividade Video Aula IESD, Japão - A potência do Sol Nascente

Durante a exibição da vídeo – aula os estudantes resolverão as seguintes atividades:

      1 – O Japão é um país que frequentemente é abalado por terremotos e vulcanismos. Explique os motivos.

      2 – Como é distribuído o relevo no arquipélago japonês?
  
      3 – Quando falamos em agricultura, temos que lembrar de alguns problemas enfrentado pelo Japão. Quais são estes problemas?

      4 - Qual fator auxilia o Japão a ser qualificado como um dos maiores países pesqueiros do mundo?

       5 – A população japonesa cresce a taxas muito baixas de natalidade. Quais são as conseqüências disto para o país?

       6 – O Solo Urbano no Japão é extremamente caro. Quais medidas são tomadas para amenizar isto?

       7 – Após a Segunda Guerra Mundial o Japão fica destruído e se reconstrói. Como o Japão consegue sair desta situação e se tornar uma potência?

        8 – O que significa o Toyotismo adotado pelo Japão?

       9 – O que a desvalorização do IENE (moeda japonesa) provocou?

       10 – Quais as vantagens da robotização na produção japonesa?

      11 – Que medidas foram utilizadas para resolver o problema de espaço no Japão.

      12 – Fale sobre o milagre japonês.

      13 – Porque a economia japonesa entra em crise nos anos 90?


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pressão Atmosférica

Experiência sobre Pressão Atmosférica

Realizada pelos estudantes do Sexto Ano da Escola Weimar Torres





     Fotos: Douglas


Materiais: Uma bacia, um Copo liso e uma Folha ou fotografia.

     - Colocar água dentro da bacia
    - Colocar o copo dentro da bacia e enche-lo de água (não tirar o copo da bacia)
    - Com o copo ainda dentro da água colocar uma folha não deixando entrar ar  no copo e tampar o copo com a folha.
    - Retirar o copo e vira-lo rapidamente com a folha em baixo não deixando-a cair.

Resultado: Depois de virado o copo com água e com a folha percebe-se que a pressão atmosférica segura a folha não deixando com que caia.

Conclusão: Conclui-se que a pressão atmosférica em volta do copo aumenta quando em contato com a folha fazendo com que a mesma não caia.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atividades sobre a China


1 - Com base na Video - Aula IESD -  China: O crescimento do Dragão, julgue os itens abaixo:

     (     )  a – Atualmente podemos afirmar que a população da China atingiu aproximadamente 2,3 bilhões de habitantes.
     (     ) b – PCC é o partido comunista Chinês, este partido é o único que comandava o país, contudo, nos últimos anos, por pressões externas dos países capitalistas que mantem relações comerciais com a China, ele tem sedido espaço para outros partidos expressarem suas opiniões.
     (     ) c – A região leste é a mais habitada, o clima é o de Monções, há muitos rios, e melhor infra-estrutura de transportes, com diversas ferrovias e rodovias.
     (     ) d – Parte da cordilheira do Himalaia está localizada no território chinês, mas, o Monte Everest, não está no território chinês.

2 -  Observe o mapa da China abaixo:



   a – Segundo a vídeo aula IESD – China: o crescimento do dragão, a China tem um território com uma localização privilegiada. Com a observação do mapa e dos dados da vídeo aula, explique os fatores que contribuem para isto?
   b – Observe a localização das ZEEs, zonas econômicas especiais. Explique porque elas estão localizadas próximo do litoral.

3 – A China tem uma grande diversidade climática, explique os fatores que provocam esta afirmação.

4 – Assinale a alternativa correta:
     a – O rio amarelo é um do principais rios da China, nasce no centro do país e desagua no oceano índico.
     b – Um dos fatores que justificam a maior concentração populacional da China no oeste é o fato de as terras serem mais férteis.
     c – A China tem um dos maiores territórios do mundo, sendo o terceiro maior com mais de 9 milhões de quilômetros quadrados.
     d – Na China não existe Clima Temperado, devido à sua proximidade com a Linha do Equador.

5 – Com base na vídeo aula IESD, e no que você entende, cite 3 vantagens de se investir na China.

6 – Segundo a vídeo aula, a China entra nos anos 90 com um grande paradoxo, “abertura de capital, mas fechamento na política pelo controle do PCC (partido comunista chinês).” Explique esta frase.

7 – Segundo a vídeo aula, em determinado momento do passado, a China sofreu vários ataques, do Japão , Estados Unidos e França. Quais eram os objetivos destes invasores?

8 – Julgue os itens segundo a vídeo aula:
   (    )  a – Após a antiga União Soviética ter rompido relações diplomáticas com a China, o pais se fechou, trazendo consequências negativas para a sua população que passou a passar fome devido a falta de produtos que o mercado interno chinês não conseguia suprir, ou não produzia.
   (    ) b – Dalai lama é um grande líder que luta pela independência da região do Tibet, onde se localiza a cordilheira do Himalaia.
   (    ) c -  A China tem a segunda maior população mundial, perdendo apenas para a Índia.
   (    ) d -  Hong Kong não faz parte da China.

9 – Será que a China vai se manter para sempre isolada politicamente?   



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

INPE



Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Excelente site sobre os Fenômenos Atmosféricos

domingo, 7 de agosto de 2011

Rio Taquari

Coxim - Mato Grosso do Sul




Fotos:Douglas

Rio Taquari foi afetado pelo processo de assoreamento, reflexo do desmatamento da margens para o plantio de soja.


Rio Paraguai

Cáceres - Mato Grosso



Fotos: Regiele

Observe o aclive que a ponte faz, isto é necessário em rios de planície para facilitar a passagem de grandes  embarcações. 



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Imigração em Guaçulândia

Entrevista dos Estagiários de Geografia da UEMS, Elia e Benedito, juntamente com os alunos do Segundo Ano Ensino Médio da Escola Weimar Torres sobre as origens dos Moradores de Guaçulândia.

Agosto 2011

Total de Entrevistados 19

Origem
Total
São Paulo
03
Mato Grosso do Sul
07
Alagoas
02
Bahia
01
Ceará
04
Pernambuco
01
Sergipe
01


Quantidade de Filhos

Número de Filhos
Total de Famílias
04
02
07
01
02
08
05
02
08
02
11
01

Motivos da Migração

Interesse por terra
04
Influência dos Amigos
04
Péssimas condições de vida
11

Grau de Escolaridade

Ensino Fundamental Incompleto
09
Ensino Fundamental Completo
06
Analfabeto
04


Atividades Fases do Capitalismo

 Atividades com base no Capitulo 1, “O Processo de Desenvolvimento do Capitalismo" - LivroDidático Geografia - João Carlos Moreira - Eustáquio de Sene - Página 164 a 173.

1 – O que diferencia as várias etapas do desenvolvimento do capitalismo?


2 – Diferencie o capitalismo comercial do capitalismo industrial.


3 – Uma das características do capitalismo financeiro são a formação dos monopólios e oligopólios. Explique.


4 – Dentro do capitalismo industrial, Karl Marx (1818-1883), um dos maiores influentes pensadores do século XIX, criou o conceito da mais – valia. Explique este conceito.


5 – Atualmente, no capitalismo informacional, surgiram as empresas multinacionais. Porque são chamadas de multinacionais? Cite exemplos citando o nome de 5 empresas que são consideradas multinacionais.


6 – No capitalismo financeiro, é comum as empresas formarem carteis. Defina este conceito.


 O vício inerente ao capitalismo é a distribuição desigual de benesse; o do socialismo é a distribuição por igual das misérias.”
                                                                                 WINSTON CHURCHILL